Quarta-feira, 26 Março 2025
InícioAveiro- Info do Centro Social Paroquial da Vera Cruz

– Info do Centro Social Paroquial da Vera Cruz

«A cavaca gigante tem 10,140Kg. Medida por laser no local (com a colaboração do Departamento de Física da Universidade de Aveiro), a cavaca tem como medidas oficiais 1,904m de comprimento e 0,45m de largura.

Benzida e entregue simbolicamente pelas crianças do CSPVC à Mordomia de São Gonçalinho 2009, foi apresentada à comunidade e depois “lançada” em oferta à comunidade (depois de atestadas, em colaboração com o Centro de Saúde de Aveiro, Autoridade para a Saúde Publica, as condições necessárias ao seu consumo).

Este evento contou com a presença do Governador Civil – Dr. Filipe Neto Brandão, do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro – Dr. Élio Maia e do Presidente da Associação Comercial de Aveiro – Dr. Jorge Silva, enquanto testemunhas para o Guinness World of Records.

Esta actividade marca o arranque do projecto ajud’ARTE, um projecto de angariação de fundos do CSPVC e que conta com Zé Pedro, dos Xutos e Pontapés, como Padrinho Oficial. Este projecto tem como objectivo central a angariação de cerca de 300.000€, verba necessária à comparticipação da construção da Creche da Vera e do Cruz, co-financiada pelo Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais (P.A.R.E.S.).
Desde a primeira hora com o apoio da Quinta Pedagógica de Aveiro, o ajud’ARTE espera poder contar com a participação do tecido empresarial e de toda a comunidade.

Para além de Zé Pedro, o ajud’ARTE conta ainda com o apoio de nomes como Manuel Alegre, Hélio Loureiro, Miguel Chen, José Agualusa, Claudia Stattmiller, Rui Bela, Ana Lia, Fernando Silveira, Joel Reigota, bem como de artistas do Aveiroarte. A estes nomes, cabeças de cartaz, juntam-se muitos outros que aceitaram contribuir para a construção deste equipamento social para Aveiro.

A decorrer durante o ano de 2009, as actividades a desenvolver são muitas e centram-se em eixos tão variados como a pintura, a escultura, a leitura e a escrita, a arte circense e arte de rua, o estilismo, a azulejaria e a cerâmica, a musica, a dança, o teatro, a arte zen, a magia, a culinária, a arte da noite, a fotografia, … Assim este projecto assume a dupla função de angariar fundos, numa lógica de oferta à comunidade, e de promover as artes e a cultura.»

Notícias recentes