O Programa Nacional da Política de Ordenamento do Território tem apresentação marcada para esta sexta-feira às 15:00h, na sala do Senado da Reitoria da Universidade de Aveiro.
Participam representantes dos departamentos da UA e elementos externos à comunidade académica. «A ideia é estimular uma reflexão com vista a consubstanciar o parecer que, sobre o assunto, incumbe à Universidade elaborar».
Na sessão desta sexta-feira participam o coordenador da elaboração do PNPOT, Jorge Gaspar, Vítor Campos, Director Geral do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Urbano, que apresentam «as principais linhas de orientação do documento».
O PNPOT encontra-se em período de discussão pública até 9 de Agosto, e numa fase seguinte será objecto de discussão e apreciação na Assembleia da República.
Segundo comunicado da UA, o plano «tem como objectivo fundamental a definição de uma estratégia de desenvolvimento para o país com uma dimensão territorial, procurando ainda fornecer o quadro de referência
para o desenvolvimento das estratégias regionais e do QREN 2007/2013. O carácter estratégico deste novo instrumento vai para além da perspectiva tradicional do ordenamento do território, pretendendo-se que tenha fortes repercussões nas políticas de desenvolvimento do país.
Como descrito nos objectivos estratégicos e específicos do PNPOT
(http://www.territorioportugal.pt/), o documento debruça-se e pronuncia-se sobre um conjunto de temas de grande relevância e que se encontram directamente relacionados com áreas científicas que têm vindo a ser desenvolvidas na Universidade de Aveiro.