Terça-feira, 10 Dezembro 2024
InícioAveiroPCP quer proteger a costa e tratar saneamento

PCP quer proteger a costa e tratar saneamento

A Direcção da Organização Regional de Aveiro do PCP entregou ao Grupo Parlamentar do partido na Assembleia da República 28 propostas de aditamentos ao PIDDAC de 2005 apresentada pelo Governo.

O PCP de Aveiro destaca projectos nas áreas da defesa da costa e do saneamento básico.

Concretamente, em Espinho, Ovar, Ílhavo e Vagos, existem zonas naturais, campos agrícolas e populações “ameaçadas pelo avanço do mar”.

No saneamento, “após um investimento de cerca de 200 milhões de euros por parte da SIMRIA, na recolha de efluentes em alta, no seu tratamento e lançamento no mar alto, só mesmo por incúria, desleixo e incompetência das autarquias envolvidas se compreende que não tenham sido realizados os investimentos na recolha ao domicílio para entrega à SIMRIA e posterior tratamento. Esta situação origina a existência de equipamentos sem utilização, como ETAR’s e Estações Elevatórias e a maior parte dos esgotos domésticos a serem enviados directamente para as linhas de água”.

As propostas incluem obras no IC2 e ligação Aveiro-Águeda.

Quanto às obras da ligação ferroviária ao Porto de Aveiro, desde 2000 que “contaram com mais de milhões de euros atribuídos no Orçamento de Estado, a que não corresponde obra no terreno”.

Notícias recentes