PSD quer Ribau Esteves presidente do partido?
Ribau Esteves foi o primeiro a dar um passo mais à frente dos que se apresentarão candidatos a presidente do PSD, dizendo que «está a ponderar».
Ponderando, decidirá sobre irá ou não a votos na eleição do sucessor de Rui Rio. Se chegar a ir a votos, quem serão os seus apoiantes? Percorrendo as redes sociais.,encontra-se um grupo, pouco frequentado, “Ribau Esteves à liderança do PSD” e para já, não mais do que isto além de comentários em publicações sobre ac sua declaração.
Tem projeção além da local. No “Espaço Opinião”, semanal, no Porto Canal, e escreve no JN, cujo artigo de 18 de janeiro último tem o título “A decisão capital: governar Portugal”. Também é ouvido como vice-presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses e preside à Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro e à Câmara Municipal de Aveiro.
Na passada sexta-feira, atropelou Luís Montenegro, e outros putativos candidatos que também planeiem uma candidatura à sucessão de Rui Rio.
No dia em que Emídio Sousa apresentou a sua candidatura à presidência da distrital de Aveiro do PSD, lá estavam Ribau Esteves, Luís Montenegro e Salvador Malheiro a apoiar o autarca, presidente da Câmara de Santa Maria da Feira. Abordado pelos jornalistas das suas intensões quanto ao lugar que Rui Rio ainda ocupa, Luís Montenegro que já foi líder da bancada parlamentar, quando Pedro Passos Coelho foi primeiro-ministro, disse que o momento era do autarca da Feira.Na mesma noite, Ribau Esteves fez diferente e disse que estava «a ponderar» uma candidatura à presidência do PSD. Além de Luís Montenegro, também Paulo Rangel, Miguel Pinto Luz e Jorge Moreira da Silva, não avançam com declarações.
No caso de Luís Montenegro, ex-deputado municipal e presidente da Mesa, da Assembleia Municipal e vereador na Câmara de Espinho, e deputado durante 16 anos, em cinco legislaturas, é um nome de relevo, embora tenha perdido as eleições com Rui Rio.
Ainda reunirão as distritais do partido antes do Conselho Nacional do PSD do próximo sábado onde Ribau Esteves já disse que iria estar.
Deve acreditar que poderá ganhar a corrida à presidência do partido ou se assim não for, será para marcar uma posição ou vir a ter ganhos no futuro.
Além isso, o presidente do partido será, necessariamente, se o momento for esse, o candidato do PSD a primeiro-ministro, em eleições legislativas. Se o plano der resultado, Ribau Esteves estará no lugar para ser o candidato do PSD a primeiro-ministro.