Segunda-feira, 21 Abril 2025
InícioTubo de EnsaioFricção Científica

Fricção Científica

Fricção Científica é o nome de uma rubrica «de ciência na perspetiva do curioso, que também pode interessar ao especialista» na Antena 3. É um nome que se adequa ao atual momento político-autárquico de pré-campanha eleitoral em Aveiro. Ou um dos candidatos fez por isso.
Na verdade haverá “fricção” até ao dia das eleições autárquicas, em setembro ou outubro deste ano, e existe desde que o primeiro candidato se apresentou, no caso, Alberto Souto, pelo PS. Contudo, em termos da ação política, há sempre fricção.

Tudo começou quando Luís Souto Miranda disse que as ideias do candidato do PS, Alberto Souto, são «ficção científica». Obviamente, Alberto Souto disse que não são ficção científica. Ou seja, são realizações possíveis e não ficção.

Se para Luís Souto Miranda as ideias do adversário socialista são “ficção científica”, Alberto Souto conclui que para o candidato do PSD “mais zonas verdes”, “habitação pública”, “qualificação do espaço público”, “mais estacionamentos”, ” Carnaval da Ria”, “requalificação dos complexos desportivos”, “rede municipal de passeios” «são ficção científica». Uma brincadeira de palavras no meio da «fricção» natural.

Notícias recentes