Terça-feira, 17 Setembro 2024
InícioTubo de EnsaioMarcelo Rebelde de Sousa

Marcelo Rebelde de Sousa

Marcelo Rebelo de Sousa apelou aos jovens para provocarem uma mudança nacional e desafiou todos a tomarem os poderes de decisão nas câmaras municipais, regiões e Governo.

Está tudo velho, entre regimes, políticos, principalmente da Europa, menos nos países  emergentes, e até o sistema político dos Estados Unidos está em crise, disse o Presidente da República, que também faz análise política.

Na Europa e em Portugal, como disse MRS em Aveiro, têm de ser os jovens a mudar isto tudo. Para acompanhar o desenvolvimento europeu – aliás, a Europa esmoreceu nos últimos anos, ou melhor, está a perder a corrida com os asiáticos disse, – Portugal precisa de mais «conhecimento». Nem é de dinheiro que precisa para conseguir isso, acha.
Passadas umas horas depois de pedir uma mudança, não tinha acontecido nada… Não houve qualquer mudança ou revolução no país durante a tarde. Continuava Luís Montenegro e Pedro Nuno Santos a serem os protagonistas nos telejornais a debaterem o debate do orçamento de Estado do próximo ano.

Mas, a haver uma mudança, Marcelo que incentivou à ação, nem deu grandes esperanças a cada um dos jovens que reuniram durante três dias, até este domingo. MRS disse aos jovens que poderiam não ser aqueles que estiveram este fim de semana em Aveiro a beneficiarem da mudança que podiam protagonizar. Porque o processo poderá demorar. Tantos festivais onde podiam ir e estavam no encontro de jovens, disse, antes de Marcelo, a secretária de Estado Adjunta e da Igualdade, Carla Mouro.

Contudo, até Marcelo se despedir do encontro e nos momentos seguintes, os jovens continuaram a sorrir.

Notícias recentes