O programa do Governo aponta como uma das “Metas” a atingir este ano «concretizar as obras de ampliação e modernização do Hospital de Aveiro”, constando no capítulo dos “Investimentos no SNS” daquele documento do novo Executivo da AD.
O candidato da coligação PSD-CDS-PPM à Câmara de Aveiro, Luís Souto Miranda, já reagiu nas redes sociais, posicionando-se como “aliado do Governo para que não se perca mais tempo no objetivo número um de toda uma região».
A ampliação e modernização carece ainda de projeto e lançamento da obra a concurso, uma questão que gerou um debate público em Aveiro. Na apresentação pública de Luís Souto Miranda como candidato à Câmara, o presidente do PSD, e primeiro-Ministro, Luís Montenegro, apontou o início das obras para outubro próximo. Ribau Esteves emendou e disse que a empreitada poderá começar no primeiro trimestre de 2027.
Entretanto, o seu principal adversário nas autárquicas, Alberto Souto, do PS, defende a construção de um novo hospital no lugar da ampliação do atual.