Início Aveiro A Universidade de Aveiro está a debater legislativas, o futuro e a inteligência

A Universidade de Aveiro está a debater legislativas, o futuro e a inteligência

0
A Universidade de Aveiro está a debater legislativas, o futuro e a inteligência

Durante cinco dias, desde esta segunda-feira e até sexta-feira, a Universidade de Aveiro (UA) promove um debate sobre o futuro, territórios inteligentes e «a leitura das legislativas» na «”Semana Aberta” à comunidade», de 19 a 23 de maio, do Departamento de Ciências Sociais e Políticas e do Território. Segundo a UA, «toda a comunidade está convidada a participar – estudantes, docentes, investigadores e cidadãos.

O departamento apresenta 18 workshops, cursos e ações de formação dirigidos a estudantes de diferentes ciclos, investigadores e profissionais, para experimentarem «novas ferramentas, desenvolver competências transversais e explorar temas emergentes nas áreas sociais, políticas e territoriais».

No primeiro dia foram analisados os resultados das legislativas por Carlos Jalali e Eduardo Anselmo Castro, professores do DCSPT.

Nesta terça-feira comemora-se o aniversário do DCSPT que começa com uma conferência internacional sobre políticas públicas e ciência de dados, sobre “Territórios Inteligentes’ para debate do «papel da ciência dos dados na criação e avaliação de políticas públicas mais eficientes, sustentáveis e inclusivas». Na mesa-redonda “Do Desenho à Decisão: Estratégias para Territórios Inteligentes”, entre as 10:00 e as 11:30, participam os ex-governantes Mário Campolargo, João Ferrão e Miguel Castro Neto, e João Roque Fernandes.

Na quarta-feira, dia 21 de maio, o programa inclui a “Conferência Internacional sobre Políticas Públicas e Ciência de Dados”, sessões paralelas (com apresentações de mais de 130 trabalhos), duas plenárias e cinco mesas-redondas, esperando-se um «diálogo interdisciplinar, reflexão crítica e envolvimento ativo da comunidade académica em torno dos desafios contemporâneos das políticas públicas e da ciência de dados».

A conferência prossegue, no dia seguinte, com um foco reforçado na produção científica e partilha de investigação no contexto das políticas públicas baseada em evidências. Ao longo do dia, realizam-se sessões plenárias e mesas-redondas, que promovem o diálogo interdisciplinar, a reflexão crítica e o envolvimento ativo da comunidade académica em torno dos desafios contemporâneos das políticas públicas e da ciência de dados. O dia termina com um jantar/sunset.

Neste dia,  a mesa-redonda é sobre “Administração Pública 6.0” – Desafios e Oportunidades”, das 09:30 e as 13:00, com Maria Manuel Leitão Marques (ex-ministra de António Costa), Inês Ramires e Margarida Couto.

Na sexta-feira, as “Comissões de Curso” dinamizam atividades para os estudantes e outros interessados na oferta formativa do departamento. A programação inclui «momentos de reflexão sobre os percursos formativos até sessões com antigos alunos, oficinas temáticas e conversas inspiradoras». Na Escola Secundária Mário Sacramento, o mestrado em Ciência Política propõe um jogo «para refletir sobre as democracias».
À tarde, abre-se espaço “OUT in DCSPT” para «pensar e debater grandes questões sociais, como as desigualdades, a cidadania e a justiça social e territorial».
Programa acessível aqui https://dcsptsemanaberta.web.ua.pt/