Os três partidos da atual coligação PSD, CDS e PPM rem Aveiro renovaram a coligação esta sexta-feira, repetindo a aliança nas próximas eleições autárquicas. Foi anunciado um «princípio de acordo» para uma governação «maioritária» e serão constituídas «listas eleitorais conjuntas, baseadas na representação dos últimos acordos realizados», segundo comunicado.
O candidato a presidente da Câmara é Luís Souto Miranda, atual presidente da Assembleia Municipal de Aveiro. Quanto ao cabeça de lista à Assembleia Municipal para o próximo mandato será indicado pelo CDS/PP, sem revelar ainda o nome.
Assinaram o acordo Luís Souto de Miranda; Firmino Ferreira, presidente da secção concelhia do PSD; Ana Oliveira, presidente da Comissão Política do CDS e Gonçalo da Câmara Pereira, em representação do PPM.
Sem se referir ao PS, que presidiu à Câmara entre 1998 e 2005 – quando o presidente foi Alberto Souto, atual candidato do partido – o comunicado diz que «Aveiro viveu uma situação excecional e venceu-a: é hoje um município diferente, recuperado e dos melhores de Portugal».
Sobre o próximo mandato, haverá «grandes desafios perante os tempos atuais, num
processo contínuo de qualidade de vida, equilíbrio social e desenvolvimento sustentado». Promete uma «governação solidária e dialogante, aberta e participada com a sociedade e as instituições» e aponta para uma «governação centrada no reformismo e no personalismo, na dignidade da pessoa humana, na paixão pela liberdade».