InícioAveiroPrisão preventiva por incêndio florestal - homem foi retido por populares

Prisão preventiva por incêndio florestal – homem foi retido por populares

Um homem de 41 anos foi detido esta quarta-feira, pela GNR, pelo crime de incêndio florestal na freguesia de Fornos, Castelo de Paiva.

Durante uma patrulha e na sequência de um alerta de um foco de incêndio, os militares  «constataram que o suspeito, se encontrava retido por populares, que presenciaram o início do incêndio».

O homem ainda permaneceu nas instalações do Posto da GNR de Castelo de Paiva, até ser presente esta quinta-feira no Tribunal de Santa Maria da Feira, que aplicou a medida de coação de prisão preventiva.

A GNR de Castelo de Paiva contou com a colaboração dos militares do Núcleo de Proteção da Ambiental (NPA) do Destacamento Territorial da GNR de Oliveira de Azeméis.

GNR

«Face ao agravamento do risco de incêndio florestal, previsto para os próximos dias, a GNR, a partir de 03 e até ao dia 06 de julho, reforça o patrulhamento terrestre em todo o território continental, no intuito de prevenir incêndios florestais.

Para este efeito, a GNR, através do seu efetivo e valências, intensifica a vigilância das zonas de maior risco de incêndios.

Por força das circunstâncias meteorológicas excecionais e no âmbito da Declaração da Situação de Alerta, foram adotadas medidas e ações especiais de prevenção de incêndios florestais, pelo que a GNR sensibiliza toda população para a proibição de realizar queimadas e queimas de sobrantes de explorações agrícolas e florestais e de ações de gestão de combustível, com recurso à utilização de fogo.

A GNR, nos espaços florestais e agrícolas, para além de alertar para estas proibições, aconselha toda a população para que:

  • Evite fumar, fazer lume ou fogueiras;
  • Evite fumigar ou desinfestar apiários, a não ser com uso de fumigadores equipados com dispositivos de retenção de faúlhas;
  • Utilize tratores, máquinas e veículos pesados de transporte que possuam extintor, sistema de retenção de faúlhas ou faíscas e tapa-chamas nos tubos de escape ou chaminés;
  • Em caso de incêndio ligue de imediato para o 112, transmitindo de forma sucinta e precisa a localização, a dimensão estimada e a forma de acesso mais rápida ao local;
  • Se notar a presença de pessoas com comportamentos de risco, contacte de imediato as autoridades»1

Notícias recentes