O candidato do Bloco de Esquerda à Câmara de Aveiro Nelson Peralta, disse esta quarta-feira que o passe mensal no vouguinha, entre Sernada do Vouga e Aveiro é de quase 84,55 euros. Mais do dobro do que deveria ser o preço se este estivesse integrado no Programa de Apoio à Redução Tarifária nos Transportes Públicos (PART)».
Por isso propõe que a linha seja integrada no PART neste e que o valor máximo de passe entre concelhos seja de 40 euros, considerando uma medida «essencial para as finanças das famílias» e uma forma de «trazer mais gente para o comboio e assim contribuir para a resposta às alterações climáticas».
Não reduzindo o passe, a comunidade intermunicipal, presidida por Ribau Esteves, «escolheu despejar continuamente dinheiro público na empresa privada Transdev por um mau serviço e não escolha reduzir o passe mensal no Vouguinha com recurso a verbas do Orçamento do Estado», segundo Nelson Peralta.
Cláudia Afonso, candidata do BE à Câmara de Águeda, disse que “um dos factores que condiciona o desenvolvimento do nosso concelho é a fraca oferta de transportes públicos», defendendo «a adequação do serviço prestado às rotinas de quem trabalha e estuda em Águeda».