Sábado, 12 Julho 2025
InícioAveiroOposição prescinde de abordar polémica entre a Câmara e a Universidade

Oposição prescinde de abordar polémica entre a Câmara e a Universidade

Os vereadores socialistas da oposição na Câmara de Aveiro não abordaram a polémica que opõe a Câmara e a Universidade de Aveiro, optando por elogiar, na reunião do Executivo desta terça-feira, o novo protocolo de colaboração entre a autarquia e a Associação Académica da Universidade de Aveiro. Segundo o protocolo, a Câmara concede uma comparticipação financeira de 44.500 euros em 2025 e «normaliza a regularização contratual e financeira entre as duas entidades».

Ficaram de fora das intervenções a recente polémica. O presidente da Câmara, Ribau Esteves, da maioria PSD-CDS-PPM diz que a Nave Multiusos Caixa UA, inaugurada em maio de 2024, é um equipamento ilegal mas a Universidade de Aveiro nega. «Refuta perentoriamente a afirmação falsa do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, proferida durante a sessão pública da Assembleia Municipal de 17 de junho de 2025, acerca da “ilegalidade” da Nave Multiusos Caixa UA», diz em comunicado. A legalidade da empreitada «foi validada através de visto prévio do Tribunal de Contas», segundo a UA.
O comunicado da UA acrescenta que «afirmar o contrário revela indiferença pela verdade ou total ignorância acerca da lei aplicável, ainda para mais no contexto de uma sessão pública e publicamente transmitida de um órgão de governo municipal» e considera «inaceitável, por falsa, a afirmação de que a Nave da Universidade constitui um “mau exemplo” ou que está fora da legalidade».

Notícias recentes