Domingo, 16 Março 2025
InícioAveiroNova embarcação salva-vidas equipada com médico e macas

Nova embarcação salva-vidas equipada com médico e macas

A Estação Salva-vidas de Aveiro recebeu uma nova embarcação salva-vidas de média capacidade, com cerca de 11 metros de comprimento, com autonomia de 500 Km e atinge uma velocidade superior anterior de «menor porte, de sete metros classificada de águas abrigadas e para navegar em zonas de fraca agitação marítima, junto à costa e em águas interiores». A nova reforça «a capacidade de resposta e o dispositivo operacional da Estação Salva-vidas, melhorando a eficácia nas operações de socorro e de busca e salvamento marítimo».

Está equipada com «tecnologia de navegação oceânica, comunicação avançada e instrumentos essenciais para missões de salvamento. «Se operarmos a plena potência, com os 300 cavalos de cada motor, a autonomia reduz-se, mas a rapidez de resposta aumenta significativamente. Dispõe ainda de equipamentos para primeiros socorros, capacidade para embarcar um médico e transportar macas, garantindo condições que antes não tínhamos», segundo o Capitão de Fragata Ricardo Guerreiro, comandante da Capitania do Porto de Aveiro e da Polícia Marítima. «É um meio que alia agilidade e velocidade a uma estrutura robusta, capaz de enfrentar as condições exigentes do mar. Representa um reforço extraordinário para a nossa capacidade de socorro e salvamento marítimo e poderá, se necessário, apoiar operações na Região Centro».

«A área de jurisdição de Aveiro é a segunda maior do país e abrange tanto águas abrigadas como oceânicas, o que exige uma resposta rápida e eficaz para salvar vidas», segundo comunicado da Câmara de Ílhavo.

Notícias recentes