Com uma máquina autónoma que responde a «um dos maiores desafios do setor agrícola», desenvolvida pelo docente e coordenador do projeto António Manuel Ramos e os estudantes do Mestrado em Engenharia Mecânica Tomás Silva e João Martins, esta equipa do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Aveiro conquistou o Prémio Inovação Sustentabilidade no âmbito dos Prémios Geração Digital promovidos pela Siemens,
O Escaravelho (designação da máquina), a aplicar na indústria vitivinícola, pode realizar «várias tarefas em simultâneo, como a desponta, a cura, a descava ou redra». Com um sistema de GPS e de visão é uma máquina autónoma, dispensado um trator ou um operador.
Os estudantes e o docente pretendem patentear a máquina e procuram parceiros para construir um protótipo à escala real. «O projeto da componente de conceito e mecânica está finalizado”, mas é necessário passar à próxima fase: “a virtualização das operações criando um gémeo virtual», segundo António Manuel Ramos.
A máquina responde à «crescente escassez de mão de obra qualificada, a pressão para a redução de fitofarmacêuticos e práticas mais sustentáveis que respeitem o meio ambiente, à necessidade de operações agrícolas repetitivas que exigem precisão,
O Escaravelho é uma solução híbrida, que funciona com recurso a energia elétrica e recorre a um gerador a combustão quando necessário.