João Moniz, da bancado do BE na Assembleia Municipal de Aveiro, dirigente local e distrital do partido, de 35 anos, é o candidato dos bloquistas a presidente da Câmara de Aveiro, nas próximas eleições legislativas e apresenta como primeira prioridade o «combate à escalada dos preços da habitação, através do aumento da oferta pública a custos controlados, de forma a travar o afastamento dos residentes do centro urbano». Neste ponto dá o exemplo pessoal. O comunicado refere que «Recentemente, ao constituir família, foi mais uma pessoa expulsa de Aveiro por causa do preço da habitação».
Outra prioridade é «o transporte coletivo público e os modos suaves», defendendo a criação de uma «empresa pública de mobilidade em parceria com os municípios da região» e a criação de uma «rede municipal de creches públicas»
Para o candidato políticas é preciso «preparar o município para os efeitos das alterações climáticas», abrir a «participação efetiva dos cidadãos na tomada de decisões municipais» e «desbloquear a construção do canil intermunicipal».
João Moniz é coordenador do movimento “Casa para Viver” no distrito, foi eleito para a Assembleia de Freguesia de Esgueira, em 2017 e, mais tarde em 2021, para a Assembleia Municipal de Aveiro.