Terça-feira, 10 Dezembro 2024
InícioAveiroFábrica gera discórdia no PS

Fábrica gera discórdia no PS

O socialista Gomes Fernandes do PS de Oliveira de Azeméis concorda com o presidente da Câmara, Ápio Assunção (PSD) para a construção de fábrica de queijos da Lactogal, noticia o Diário de Aveiro.

«Esta posição pública de Gomes Fernandes está a criar mal estar entre a vereação socialista e elementos da comissão concelhia do partido que, nos últimos meses, se tem manifestado contra esta localização e criticado o executivo pela decisão.

Gomes Fernandes é particularmente duro para com os membros do seu partido neste assunto, ao considerar que o PS, nesta matéria, “tem uma forma estranha de fazer oposição”. “É uma guerra em que não deviam meter-se, porque não tem razão”, acrescenta.

O socialista adianta, ainda, que o seu partido “tem que ter algum cuidado e algum critério e não animar os moradores para fazerem abaixo assinados”.

Justifica a sua posição lembrando que o Plano Director Municipal (PDM) “diz que aquela zona é industrial” e, por isso, “a Câmara está a cumprir com o PDM”, referiu.

Adianta que não está em causa a construção de uma fábrica nova, “mas a ampliação de uma já existente”.

Na defesa da sua posição defende igualmente que não será uma indústria “propriamente poluente, com ruídos ou cheiros consideráveis”.

Gomes Fernandes considera que a necessidade de construir naquele local “deve ser justificada pela necessidade de aproveitar rapidamente os fundos comunitários”.

A vereação socialista, que se mostrou desde logo contrária à permissão da instalação da fábrica de queijo naquele local, diz que a posição de Gomes Fernandes “é respeitável”, mas “não vincula a estratégia do PS em relação ao ordenamento do território no concelho”.

O vereador socialista, Manuel Alberto, faz questão de afirmar que “não há guerra nenhuma com a Lactogal, nem com o arquitecto, mas apenas uma questão de principio”, que passa pela não aceitação da implementação da empresa a poucas centenas de metros do centro da cidade.» (JN)

Notícias recentes