Ribau Esteves não conseguiu convencer as direções nacional e a distrital de Aveiro do PSD a indicarem o seu candidato preferido à Câmara de Aveiro, nas próximas eleições autárquicas, mas o autarca tem recebido elogios da sua governação no município onde lidera a coligação com o CDS e o PPM desde 2013.
O seu trabalho na Câmara ou as maiorias que conquistou nos três mandatos consecutivos é um legado que o partido valoriza. Impedido por lei de se recandidatar a mais quatro anos, indicaria Rogério Carlos, vice-presidente do Executivo, para cabeça de lista à Câmara. A direção nacional usou o poder que tem para escolher candidatos e o desejo de Ribau Esteves não se concretizou.
Por isso, Ribau Esteves demitiu-se da estrutura concelhia e, a seguir, a distrital difundiu um comunicado sobre a escolha de Luís Souto Miranda para concorrer à Câmara pelo PSD, quatro dias depois, elogiando a escolha da direção nacional. O comunicado elogia o trabalho de Ribau Esteves e, esta sexta-feira, o secretário-geral do partido, Hugo Soares, referiu-se ao «excelente trabalho que está a ser feito» na Câmara de Aveiro.