Já abriram as inscrições para o Concurso Nacional de Ideias Cidades Criativas Cidades Criativas dirigido a todos os alunos do 12.º ano da Área de Projecto.
O concurso tem a organização da Universidade de Aveiro e Associação Portuguesa de Planeadores de Território.
Podem participar todos os alunos do 12.º ano, constituindo equipas com um máximo de cinco alunos, todos da mesma turma. O concurso espera trabalhos que sejam uma «reflexão sobre o futuro da cidade onde vive».
Deve ser apresentado um relatório (no máximo 30 páginas), no fim do ano lectivo, um poster formato A0, no fim do ano lectivo, criação e animação de um blogue (no SAPO) durante o ano lectivo. O concurso avalia a «reflexão sobre o futuro da cidade onde vive»
O prazo das inscrições termina a 15 de Outubro.
A iniciativa conta com o apoio institucional do Ministério de Educação, Secretaria de Estado do Ordenamento do Território e das Cidades, Secretaria de Estado da Administração Local, Comissão Nacional da UNESCO, Associação Nacional de Municípios Portugueses, Instituto Nacional de Estatística, IGESPAR, Instituto Geográfico Português, Instituto Museus e Conservação, Gabinete do Plano Tecnológico, Programa das Cidades e Regiões Digitais e Ciência Viva.
O Regulamento pode ser consultado no site Cidades Criativas
Prémios a atribuir no concurso
1.º Prémio Cidades Criativas(melhor Blogue, Poster e Relatório) – Prémio REVIGRÉS (1 computador para cada membro da equipa)
Prémio melhor blogue – Prémio SAPO (1 ipod, »)
Prémio melhor poster – Prémio ELCORTEINGLÊS (1 máquina fotográfica digital, »)
Prémio melhor relatório – Prémio EXPRESSO (colecção de livros, »)
Prémio maior envolvimento da comunidade – Prémio FUNDAÇÃO DE SERRALVES (colecção de livros para cada membro da equipa editado por SERRALVES, visita gratuíta (Jardim e Museu) a todos os participantes)
Prémio melhor intervenção na cultura – Prémio CASA DA MÚSICA (concertos/workshops de música, para cada membro da equipa)
Prémio melhor intervenção urbana – Prémio PARQUE EXPO (colecção de livros editados pela PARQUEEXPO)
Prémio “melhor intervenção na economia” – Prémio INTELI (estágios de um a três meses)