Os artistas de rua, que a Câmara de Aveiro tem impedido atuar no espaço público, podem conhecer um novo quadro, a avaliar pelo posicionamento da nova governação contrária à de Ribau Esteves. A autarquia, agora presidida por Luís Souto, prepara uma regulamentação própria (para os artistas de rua), mais clara e detalhada, sobretudo face ao aumento do número de pedidos e à crescente diversificação das atuações nas zonas centrais da cidade, áreas igualmente marcadas por forte pressão turística».
Com Ribau Estreves, a Câmara «desistiu» de criar um regulamento dedicado aos artistas de rua, mas com o novo presidente «um dos aspetos centrais da alteração do Regulamento de Publicidade e Ocupação do Espaço Público, agora numa fase inicial, prende-se com a ocupação do espaço público por Artistas de Rua». A Câmara, liderada por Luís Souto recorda que «o atual regulamento integrou, pela primeira vez, normas sobre esta matéria, mas a sua aplicação prática evidenciou dificuldades que justificam a criação de uma regulamentação própria».
Entretanto, ainda segundo a Câmara, que na passada sexta-feira aprovou o início da alteração do regulamento, – uma medida apoiada pelo vereador da oposição socialista, Castilho Dias – os cidadãos, entidades e associações interessados «podem apresentar contributos no prazo de 10 dias, a contar da publicação do respetivo edital, para a elaboração do projeto de alteração ao regulamento».

