O Bloco de Esquerda pede «respeito por São Jacinto», diz em comunicado após uma sessão do PSD naquela freguesia de Aveiro e declarações do candidato do PS, Alberto Souto, cuja prioridade, segundo os bloquistas, «não foram os habitantes de São Jacinto, mas sim a pequena política».
Quanto ao candidato do PS à Câmara nas próximas autárquicas «lançou notícias falsas», sobre a construção de uma ponte entre Gafanha da Nazaré e S. Jacinto e sobre o candidato do PSD, Luís Souto Miranda, «lamenta que tenho usado São Jacinto para fazer declarações à imprensa sobre os problemas internos do PSD e da sua relação com Ribau Esteves em vez de falar de medidas concretas».
O candidato bloquista João Moniz diz que «São Jacinto não pode ser usado como cenário para a campanha em que os seus habitantes são meros figurantes».
Entretanto, a primeira proposta do candidato à Câmara pelo Bloco de Esquerda, João Moniz visa «reduzir o afastamento da freguesia dos serviços públicos e potenciar os benefícios do turismo de forma sustentável para a comunidade local», com «uma carreira diária de lancha entre São Jacinto e o centro de Aveiro, com chegada à zona da antiga lota ou ao terminal sul do Porto de Aveiro» para «eliminar a necessidade de transbordo para autocarro, reduzindo o tempo de viagem e garantindo um acesso mais rápido a serviços e escolas».
Com a lancha seria reduzida «a pressão turística no centro de Aveiro ao mesmo tempo que permitiria a São Jacinto colher os ganhos dessa atividade, sem levar mais carros para a freguesia».