Quinta-feira, 24 Abril 2025
InícioAveiroBase de Ovar recebeu o quarto helicóptero para combater incêndios

Base de Ovar recebeu o quarto helicóptero para combater incêndios

O quarto helicóptero de nove, o UH-60 Black Hawk, chegou esta quinta-feira a Ovar, à Base Aérea N.º 8 para ser operado pela Força Aérea Portuguesa (FAP) destinado ao combate aos incêndios rurais e para a projeção de forças no terreno.

Estes helis equipam a Esquadra 551 – “Panteras”. Nas próximas semanas, o helicóptero que chegou esta quinta-feira a Ovar passará por uma «fase de testes até à aceitação final pela Força Aérea».

A entrega dos restantes cinco helicópteros está prevista para até final de 2026.

O UH-60 Black Hawk pode transportar 12 bombeiros e tem capacidade de transportar até 2950 litros de água por largada. Tem uma autonomia de voo de 2,30 horas, um raio de ação de 555 km e uma velocidade máxima de 314 km/h.

Segundo a Força Aérea, os tripulantes da Esquadra 551 encontram-se numa fase de «aquisição de qualificações essenciais à operação do meio aéreo e cumprimento das respetivas missões, prevendo-se que essa fase esteja concluída no próximo ano.

INFO FAP
«O combate aéreo de incêndios rurais e a projeção de forças no terreno são missões de extrema exigência, o que obriga a um plano prolongado de treino e de qualificações, que garantam o cumprimento das operações com eficiência e segurança.

Em 2018, o Governo português transferiu para a gestão da FAP os meios próprios do Estado para a missão de combate a incêndios rurais. Foram assinados contratos de aquisição de seis UH-60 Black Hawk, em grande parte financiados com verbas do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Os primeiros dois helicópteros foram entregues à Força Aérea em novembro de 2023 e o terceiro em dezembro de 2024.

Em setembro do ano passado, a FAP assinou o contrato para a aquisição de mais três helicópteros bombardeiros médios UH-60 Black Hawk, através do concurso público autorizado pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 27/2021, de 4 de março, também com verbas do PRR, aumentando assim a frota para nove».

Notícias recentes