«Aveiro, no próximo mandato, terá veículos autónomos sem condutor a operar comercialmente, como já se faz nos Estados Unidos», escreve este domingo, numa publicação nas redes sociais, o candidato do PS à presidência da autarquia nas próximas eleições autárquicas. «A tecnologia está amadurecida também em Aveiro e Aveiro é uma ZLT (Zona Livre Tecnológica) o que permitirá essa operação».
Os veículos autónomos que anuncia «poderão ser de transporte colectivo ou individual (ubers)» e circularão, numa primeira fase, na Av. Lourenço Peixinho, entre a Estação e a Universidade».
Os veículos autónomos é uma das propostas do dia além da melhoria da frequência de algumas carreiras de autocarros,100% de viaturas eléctricas na AveiroBus,app intermodal, usar a ferro via do porto de Aveiro para linha de passageiros, com paragens junto à ponte de S.João, Cacia, no cais do ferry e ao porto de pesca costeira, estender a linha do Vouga até o meio urbano de Aveiro, conectando a Universidade, o PCI e Ílhavo; Estádio, a Azurva e rectificando o traçado em Eixo; um suburbano entre Cacia e Quintãs; Bus Rapid Transit); serviço alternativo à linha do Vouga, servindo Aveiro, Gafanha da Nazaré e da Encarnação, Barra e Costa Nova) e «corrigir as anomalias do serviço do “ferrry boat” eléctrico no respectivo carregamento (mais parece uma embarcação híbrida…)