A Estrutura de Projeto “Agendas PRR – UA”, criada em dezembro de 2022, já executou «mais de nove milhões de euros, principalmente em recursos humanos e equipamentos» sendo que as equipas de investigação foram reforçadas com 122 bolseiros de investigação, 46 investigadores doutorados e 24 técnicos de administração e gestão. Até dezembro de 2025 «irão colaborar diretamente na concretização dos objetivos específicos de cada um dos projetos de investigação e desenvolvimento tecnológico».
As “Agendas PRR – UA” terminaram o ano de 2023 com um resultado «muito positivo». Segundo o Vice-reitor para a Cooperação Universidade – Sociedade, João Veloso, «a constituição da equipa de resposta às Agendas PRR foi claramente uma aposta ganha, proporcionando condições únicas para que a comunidade de investigação da UA se pudesse concentrar exclusivamente naquilo que é a investigação associada às Agendas, libertando-a de tarefas burocráticas, processuais e de logística». Entretanto, «continuará a recrutar novos recursos humanos durante o ano de 2024 para reforçar as equipas de investigação.
A UA está envolvida em 22 das 53 Agendas Mobilizadoras/Verdes aprovadas, em áreas como Tecnologias de Produção e Indústrias de processo; Transportes, Mobilidade e Logística; Automóvel, Aeronáutica e Espaço; Turismo; Saúde; Economia do Mar; Energia; Floresta; Habitat; e Tecnologias de Informação e Comunicação. Com um investimento elegível aprovado de cerca de 51 milhões de euros, a UA «é uma das universidades com maior participação nas Agendas Mobilizadoras/Verdes do PRR».