Terça-feira, 10 Setembro 2024
InícioAveiroUA inaugura laboratório único na Península Ibérica

UA inaugura laboratório único na Península Ibérica

Além da Nave Multiusos, que já recebeu eventos desportivos, a Universidade de Aveiro inaugura esta sexta-feira o Laboratório de Ressonância Magnética Nuclear (RMN), integrando o Centro Português de Ressonância Magnética Nuclear, num dia com a participação do primeiro-Ministro Luís Montenegro, às 14:30. Rui Veloso, atua às 22:00.

O Laboratório é um «equipamento único na Península Ibérica, com equipamentos que estavam em laboratórios do CICECO-Instituto de Materiais de Aveiro e Química Verde.

Envolve parcerias com instituições de ensino superior portuguesas e «faz parte – na componente de caraterização de sólidos – de uma rede de sete centros europeus e um americano congénere e duas empresas, a “PANACEA: Pan-European Solid-State NMR Infrastructure for Chemistry-Enabling Access”». Por permitir executar uma técnica de RMN, a DNP, «é único na Península Ibérica, existindo poucos na Europa», «permitindo a caraterização de amostras e materiais, sólidos e líquidos», segundo Artur Silva, Vice-reitor para a Investigação. Dos equipamentos, destaca-se o Dynamic Nuclear Polarisation – Nuclear Magnetic Resonance (DNP-NMR), «o mais recente, adquirido pela UA, no valor de dois milhões de euros.

A nave tem capacidade para cerca de quatro mil pessoas e foi construída para acolher eventos desportivos, culturais e académicos. A Nave Multiusos Caixa UA foi desenhada pela equipa do GabCampi, gabinete de arquitetura da UA. Com área de construção com cerca de 7000m2, tem um campo para modalidades desportivas e eventos, salas de primeiros socorros, antidoping, para apoio audiovisual e formações e bar com vista para o campo de jogo e exterior. Pode receber eventos académicos, culturais e recreativos «de grande envergadura, como feiras, exposições e festas académicas.

Notícias recentes