O resultado das análises efectuadas pelo Laboratório da Sub-Região de Saúde indicam que a água dos canais urbanos da Ria possui «qualidade aceitável» possibilitando a realização das provas do Triatlo de Aveiro.
Segundo o vereador Jorge Greno, «estes valores consubstanciam a realização da competição este fim-de-semana». Com cerca de 300 atletas inscritos nas três provas, o número pode aumentar uma vez que o prazo das inscrições termina esta sexta-feira.
«Os resultados obtidos foram melhores do que os da semana anterior (2 a 8 de Julho), uma vez que os valores dos itens objectos de análise (coliformes totais; coliformes fecais; estreptococos fecais) baixaram», segundo comunicado da Câmara.
Segundo a autarquia, os números apresentados «nunca atingiram os valores máximos admitidos, o decréscimo dos valores é na ordem dos 70 por cento, tendo havido descidas bastantes acentuadas, como por exemplo, o valor dos coliformes fecais junto ao edifício da antiga Capitania desceu 92 por cento».
A última colheita para análise da água de zonas balneares da Ria de Aveiro (Cais da Fonte Nova, junto ao edifício da antiga Capitania e junto à Lota) foi efectuada na passada Segunda-feira, dia 9 de Julho.
No que diz respeito à zona junto à antiga Lota, verificou-se que os valores «apontam para a boa qualidade da água».
Organizado pela Câmara Municipal de Aveiro, com o apoio técnico da Federação de Triatlo de Portugal, o “I Triatlo de Aveiro” é pontuável para o Circuito Nacional Jovem e Taça de Portugal.
O triatlo é um desporto combinado de resistência no qual o atleta efectua três segmentos seguidos – Natação, Ciclismo e Corrida.
A competição em Aveiro será composta por três provas: o Triatlo Jovem, o Triatlo Super-Sprint e Triatlo Olímpico (Taça de Portugal).