O grupo Amigos d’Avenida pretende travar o processo de intervenção da Câmara de Aveiro na Praça Joaquim Melo Freitas, lançam um abaixo assinado, propõem um concurso de ideias e estão contra a exploração publicitária do espaço.
«Tendo em conta o valor simbólico da Praça Joaquim de Melo Freitas e a sua localização central na cidade, a relevante actividade cultural que nela ocorre e a dinâmica cívica e associativa que ela tem acolhido (em particular, durante as comemorações dos 250 anos), julga-se estar perante uma excelente oportunidade de lançar um concurso de ideias cuidado e amplamente participado, na linha das preocupações que tem vindo a defender publicamente», escreve em comunicado.
A exploração publicitária «pode ocasionar impactos visuais indesejados, numa área tão sensível da cidade, pelo que se solicita uma atenta ponderação desta questão».
Se as propostas podem ser entregues na Câmara até esta quinta-feira, 7 de Janeiro, o grupo diz que «o desafio lançado é demasiado importante para poder ser resolvido num prazo tão curto». Sugerem a «reponderação de todo o processo de concurso acima referido e o lançamento de uma nova iniciativa que se afirme como uma verdadeira oportunidade de mobilizar a energia criativa da comunidade aveirense».
Texto na íntegra e abaixo-assinado aqui