O presidente da Câmara de Aveiro e líder da Federação distrital do PS, Alberto Souto, está disponível para trocar o pagamento de portagens na A-25, a futura designação do IP-5 duplicado, pelo pagamento na ligação entre Aveiro e Águeda se o Governo antecipar a construção desta via em 3 anos.
Alberto Souto desafiou o governo a construir a ligação Aveiro-Águeda mesmo que implique o pagamento de portagens.
Contra o pagamento de portagens na A-25 foi a posição final assumida esta terça-feira num encontro entre as distritais socialistas de Aveiro Viseu e Guarda.
Depois da posição no mesmo sentido da Associação de Municípios da Ria, os socialistas pressionam assim o Governo a voltar a atrás e lançam o apelo para que os autarcas no eixo do IP-5 assumirem posição idêntica.
Os socialistas apresentam vários argumentos além de considerarem que o Governo não pode justificar financeiramente a medida. Segundo o socialista de Viseu José Junqueiro, os impostos pagos pelos automobilistas ultrapassam em cinco vezes a aplicação de verbas no sistema rodoviário do país.
Além disso, para os socialistas, o pagamento de portagens pode ainda constituir um factor negativo na competitividade da região e do país.