Quinta-feira, 23 Janeiro 2025
InícioAveiroSe fosse vereador...

Se fosse vereador…

O vereador Carlos Santos «não percebe coisíssima nenhuma de mercados e devia falar menos para não dizer tantos disparates», adverte Domingos Cerqueira, autarca em Aveiro entre 1997 e 2005, noticia o Diário de Aveiro.

«Se fosse vereador, o mercado municipal Manuel Firmino já teria aberto «há muitos meses», garantiu Domingos Cerqueira. O antigo autarca – que desempenhou funções entre 1997 e 2005, durante os dois mandatos de Alberto Souto à frente da Câmara de Aveiro – não compreende as razões do atraso na entrada em funcionamento do equipamento, considerando que o actual responsável pelo pelouro – o vereador Carlos Santos – «não percebe coisíssima nenhuma de mercados e devia falar menos para não dizer tantos disparates».

Em entrevista ao programa «A Uma Só Voz», da Aveiro FM e do Diário de Aveiro, Domingos Cerqueira teme que a actual maioria camarária (PSD/CDS-PP) não seja capaz de inaugurar o mercado durante este mandato. «Eu ando a dizer há um ano que eles não são capazes de abrir o mercado», afirmou.

O ex-vereador – eleito pelo PSD, partido de que se viria a desfiliar no anterior mandato depois da comissão política concelhia liderada por Ulisses Pereira lhe ter retirado a confiança política – confessou que gostaria de ter continuado na Câmara, porque desempenhou o cargo com «muito prazer».

E revelou que «uns meses antes das eleições», o socialista Alberto Souto, anterior líder do município, o sondou para aferir do seu interesse em integrar a lista do PS concorrente às autárquicas de 2005. «Eu agradeci muito ter falado nisso, mas penso que se fizesse parte da sua lista era-lhe mais prejudicial do que útil, e para mim era terrível, porque seria alvo dos maiores ataques por parte de algumas pessoas em Aveiro. Para bem dos dois, achei que me deveria afastar», salientou.
Nas próximas eleições para a autarquia aveirense, Domingos Cerqueira diz que não vai «fazer campanha contra ninguém», mas promete «estar mais activo».

Sobre a derrota de Alberto Souto diante da coligação PSD/CDS-PP, o antigo vereador considera que se deve à campanha «fraquinha» realizada pelos socialistas. «O dr. Alberto Souto e o PS estavam convencidos que iam ganhar as eleições e isso deu-lhes uma confiança exagerada – não foram onde deviam ir, não se serviram das pessoas de que se deviam ter servido para entrar em certos meios e não se preocuparam em desfazer a campanha dos outros», avalia Domingos Cerqueira.

A entrevista pode ser ouvida hoje (19 horas) e domingo (9 horas) na Aveiro FM e lida em resumo na edição de amanhã do Diário de Aveiro». (Diário de Aveiro) – artigo não acessível na edição on line

Notícias recentes