O PCP vai pedir uma reunião urgente com o Presidente da Administração
Regional de Saúde do Centro e enviar à Assembleia da República um requerimento pedindo ao Governo garantias de que o Serviço Nacional de Saúde não sofrerá mais cortes no distrito, a propósito da notícia do Sol, na qual é anunciado o encerramento das urgências hospitalares de Anadia, Estarreja, Ovar, Espinho e S. João da Madeira.
Em comunicado difundidos esta segunda-feira os comunistas dizem que a estratégia do Governo faz parte de um plano que o PCP «vem denunciando há muito, de concentração dos serviços nos Hospitais Infante D. Pedro de Aveiro e S. Sebastião, de Santa Maria da Feira.
Um plano no seguimento do «encerramento da Maternidade de Oliveira de Azeméis, dos SAP da Mealhada e Aveiro, do anúncio do encerramento de todos os outros SAP, de serviços e valências em vários hospitais (por exemplo Urgência Pediátrica em Ovar e Oliveira de Azeméis), da paragem no andamento de centros de saúde, à espera das Unidades de Saúde Familiar».
Na prática, esta decisão, «se no plano imediato representaria uma possível poupança de alguns euros, significaria, em simultâneo um acréscimo de serviço nas unidades que se manteriam, e que já hoje se encontram muito congestionadas», segundo o comunicado.

