O Instituto Superior Técnico (IST) anunciou que os banhistas vão poder saber, em tempo real, através da Internet, a qualidade da água das praias antes de saírem de casa, no âmbito do projecto europeu INSEA, cujo objectivo é a utilização em zonas costeiras de informações provenientes de satélites, noticia a Fábrica de Conteúdo que cita a RTP.
«Essa informação e os relatórios técnicos realizados no âmbito do projecto são disponibilizados nos portais www.mohid.com e www.insea.info.
Segundo refere o site da RTP, o INSEA envolve cinco países europeus e é liderado pelo IST, que coordena o projecto, e pela empresa portuguesa Hidromod, responsável pelo desenvolvimento.
Um responsável desta empresa, que desenvolve a aplica software técnico em áreas científicas e de engenharia relacionadas com a mecânica dos fluidos, explicou que o INSEA funciona como «um modelo de previsão muito seguro».
«À medida que o projecto avança, vai sendo disponibilizada informação na Internet. O público português já pode obter dados, nomeadamente, sobre correntes e qualidade da água no rio Tejo e na praia de Carcavelos», precisou Adélio Silva.»