Terça-feira, 17 Setembro 2024
InícioAveiroS. Bernardo - PSD acusa Câmara de autismo

S. Bernardo – PSD acusa Câmara de autismo

A Comissão Política Concelhia de Aveiro do PSD acusa a Câmara de Aveiro de “autismo, falta de diálogo e tentativa de imposição de soluções que não correspondem aos interesses de São Bernardo”.

A conclusão da secção concelhia, liderada por Ulisses Pereira foi retirada após uma visita a S. Bernardo e a acusação é feita num contexto em que o PSD diz que “não se compreende que numa freguesia, em que os seus cidadãos e os autarcas que os representam, de uma forma tão exemplar têm assumido uma posição construtiva e linear quanto ao modelo de desenvolvimento que pretendem, a resposta da Câmara Municipal seja o autismo, a falta de diálogo, a tentativa de imposição de soluções que não correspondem aos interesses de São Bernardo”.

Os social-democratas dão o exemplo “do se passou com o desenho de uma Avenida que, a rasgar a Freguesia nos contornos inicialmente propostos, e ainda não totalmente abandonados, lesaria a tranquilidade, a qualidade de vida e novas opções de funcionalidades inovadoras”.

O PSD reprova ainda a Câmara em termos da política de planeamento. “Em São Bernardo não se sabe o que se pode construir em muitos locais, por força dessa incapacidade da Câmara Municipal de decidir o planeamento, ou melhor, e o que parece mais evidente, o desejo que tem de confundir o planeamento”, diz em comunicado.

Para o PSD, a freguesia está “bloqueada por um Plano de Urbanização que nunca mais é revisto e que, caricatamente, o poderá vir a ser, quando o PDM entrar em revisão”.

Da visita resultaram ainda algumas críticas ao estado das vias, a paragem da obra de construção da passagem superior para ligação das freguesias de São Bernardo e Aradas, do novo jardim de infância, as sedes para as associações da freguesia.

Quanto a aspectos positivos, o PSD destaca a “riqueza do movimento associativo (…) e forma como a Junta de Freguesia de São Bernardo tem interagido com a população em exemplos repetidos do exercício de uma cidadania que queremos seja modelo, a construção da nova Unidade de Saúde, o impulso dado ao futuro arranque das obras do sempre adiado Centro de Saúde Aveiro – II (a construir em Esgueira), à nova Unidade de Saúde de Cacia, e ao fim desejado para as obras da Unidade de Saúde de Santa Joana, que há tanto tempo se arrastam”.

Notícias recentes