O encontro entre o presidente da Câmara de Aveiro, Ribau Esteves, com o Vice-Presidente da Câmara de Liepaja Capital Europeia da Cultura 2027 – Salvis Roga, e a Diretora Executiva de Liepaja 2027, Inta Sorin resulta na conclusão da «continuidade do trabalho desenvolvido entre ambos os países e cidades na área cultural, abrindo novas portas à participação do setor cultural de Aveiro, cidade, município e região, para participarem em projetos de capacitação bilaterais, que potenciem o nosso setor cultural e criativo.
Na conferência “Cultural Renovation”, integrada no programa Liepaja 2027, a Câmara de Aveiro exemplificou com o Projeto CreArt, composto por 13 cidades europeias que «trabalham de forma colaborativa, partilhando experiências e boas práticas para potenciar a Criação Artística Contemporânea através da implementação de um programa de mobilidade transnacional permanente para artistas emergentes, curadores e agentes culturais».
O objetivo desta relação com a Letónia é «potenciar o contributo económico, social e cultural da criatividade e criação artística para os respetivos territórios». Financiado pelo programa Europa Criativa, o CreArt 3.0, «através de Aveiro, já permitiu, desde o início do ano, a participação em residências artísticas internacionais de três artistas aveirenses: Tiago Margaça (Linz – Áustria. Gerson Baptista (Valladolid – Espanha) e Gabriela Benedeti (Lublin – Polónia)».
Depois, Ribau Esteves seguiu para Berlim, para a Berlin Conference e participou no painel “From Analysis to Action” para «definir medidas, criar sinergias e encontrar oportunidades para estabelecer uma agenda conjunta.
Realçou a «importância de se aprofundar o trabalho da criação e promoção cultural na Europa, envolvendo os cidadãos e assentando essa construção de cultura numa relação íntima com a identidade, a democracia, a sustentabilidade e a tecnologia, como Aveiro tem feito na sua programação de Capital Portuguesa da Cultura 2024».