Sábado, 14 Dezembro 2024
InícioAveiroReitor pela independência financeira

Reitor pela independência financeira

Na tomada de posse como Reitor da Universidade de Aveiro, Manuel Assunção, esta segunda-feira, referiu-se a novos instrumentos jurídicos e financeiros e oportunidades, sucedendo a Helena Nazaré no cargo. À ex-Reitora, a UA deve « em particular, a sua saudável situação financeira e um prestígio fora de portas nunca antes alcançado».

Quanto novos instrumentos jurídicos e financeiros disse que «primeira vez haverá na instituição um Reitor eleito por um Conselho Geral com alargada participação externa; e os novos órgãos do Governo e Gestão mover-se-ão num quadro, ainda inexplorado, de Fundação Pública de Direito Privado».

Destacou o Contrato-programa a 5 anos, assinado com o
Governo e de candidaturas ao QREN, «já materializadas ou a
materializar em novas infra-estruturas científicas e tecnológicas, nas Estratégias de Eficiência Colectiva e noutros projectos. Com
decisão recente, dispomos ainda de um Contrato de Confiança, de iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior».
Assim será possível «qualificar mais activos e trabalhar num quadro de acrescida estabilidade orçamental».

Será possível, segundo o novo reitor, uma «gestão dos recursos humanos mais racional e uma gestão estratégica mais efectiva; relativamente aos vários instrumentos financeiros disponíveis, garantindo que haja efeitos multiplicadores, na relação com as empresas e com a região e atravésl uma maior capacidade de obtenção de financiamento competitivo para investigação e desenvolvimento; e no que respeita aos novos órgãos, pelos ganhos de perspectiva que os membros externos do CG e os curadores da Fundação acrescentam à estratégia e à acção da UA».

Se as oportunidades forem bem aproveitadas, «levarão a um reforço da investigação, a uma maior ligação desta à cooperação e à inovação, e a uma consequente e crescente diversificação das fontes e do volume de receitas próprias. O que se traduzirá num progressivo afastamento da periferia do Estado em termos financeiros e, portanto, numa consequente maior autonomia institucional, ou seja numa superior capacidade de decidir e formatar o nosso próprio destino».

Novos vice-reitores – Joaquim da Costa Leite, José Alberto Rafael, Eduardo Ferreira da Silva, Carlos Pascoal Neto e José Fernando Mendes
Novos pró-reitores- Artur da Rosa Pires, José Claudino Cardoso, Liliana Xavier de Sousa, Osvaldo Rocha Pacheco e Gillian Owen Moreira.

Ver discurso na íntegra aqui

Notícias recentes