Terça-feira, 17 Setembro 2024
InícioAveiroQuercus e Cegonha queixam-se à Comissão Europeia

Quercus e Cegonha queixam-se à Comissão Europeia

A associação ambientalista Quercus e a associação Cegonha de Estarreja podem vir a apresentar queixa na Comissão Europeia contra o Governo português com base na passagem do Itinerário Complementar-1 em Zona de Protecção Especial (ZPE) da Ria de Aveiro.

Se o plano de passagem do IC-1 por aquela zona se concretizar, conforme anunciou o Ministro Marques Mendes, as duas organizações avançam com uma providência cautelar e uma queixa para tentar evitar a construção do traçado do IC-1 entre Estarreja e Angeja (Albergaria-a-Velha).

Uma primeira decisão colocava a passagem do IC-1 sensivelmente onde se verifica a actual solução. Contudo, esta seria reprovada por razões de protecção ambiental e colocada a Nascente da Linha do Norte e junto à A-1.

Movimentações locais, de Estarreja e Murtosa, quiseram mudar este plano e recolocá-lo a Poente da ferrovia, afastado da auto-estrada e mais perto das populações.

Posicionada onde já esteve, a passagem do IC-1 será, segundo o último plano anunciado, a Poente e ao longo de 17,6 Km, com os 5 Km de viaduto, posto de abastecimento de combustíveis, passagens superiores, inferiores e com ligação ao IP-5.

No lugar do traçado pela ZPE, a Quercus e a Cegonha propõem a fusão da A-1 com o IC-1 aumentando o número de faixas de rodagem.

Notícias recentes