A Federação de Aveiro do PS diz em comunicado difundido esta segunda-feira que «é o único partido que assegura, sem tibiezas, a abolição total das portagens na A25», ressalvando que se refere aos programas eleitorais «das duas forças políticas com possibilidade de liderar o próximo Governo».
Mas no domingo, no dia anterior ao comunicado do PS, este domingo, apesar a abolição das portagens escrito num programa, como o PS pode exibir, enquanto o PSD não, Luís Montenegro disse em Aveiro, que seria um assunto a tratar se continuar no Governo. Além disso, a abolição é esperada, inclusive, pelo movimento que organizou o buzinão da passdada sexta-feira, na Av. Europa em Aveiro.
Mas o PS faz questão de expressar que «inscreveu no seu programa o “alargamento da isenção na A25 a toda a sua extensão”, ao contrário do programa da coligação PSD/CDS, que ignora por completo esta reivindicação da região de Aveiro». Aliás, o PS conclui que é por causa do PSD que ainda se mantêm três pórticos ativos entre Aveiro e Albergaria-a-Velha. «Quando conquistámos a eliminação dos demais pórticos na A25, assumimos que continuaríamos o caminho em direção à abolição total, mesmo sabendo que o atual Governo não estava disposto a dar os passos necessários para a concretização desta mudança», segundo a federação socialista.