A Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira recebeu esta quarta-feira o Certificado de Qualidade entregue pelo Secretário de Estado da Cultura, Mário Vieira de Carvalho.
É a primeira biblioteca pública do país com certificação do Sistema de Gestão da Qualidade, desde o passado dia 12 de Abril, em conformidade com a norma NP EN ISO 9001:2000.
O relatório da auditoria, revela uma concessão sem qualquer NC (Não Conformidade), referencia os pontos fortes que levaram à certificação e elogia a forma como todos os colaboradores da Biblioteca receberam e acompanharam a Equipa Auditora (EA), segundo uma nota da Câmara da Feira.
Segundo a autarquia, no resumo da auditoria pode ler-se que «”a EA confirmou a existência de óptimas condições no que respeita às instalações, organização, infra-estruturas, ambiente de trabalho e gestão dos recursos humanos e de equipamento”, e que “o sistema informático constitui um suporte exemplar à gestão de todas as operações associadas à prestação de serviços e do SGQ”».
A EA referenciou ainda como pontos fortes: a liderança, o comprometimento e planeamento da gestão, a identificação da missão e a focalização no cliente; a infra-estrutura, comunicação interna e o ambiente de trabalho; a organização dos serviços, dos meios e o suporte informático das operações de gestão e monitorização dos processos; o processo de gestão e desenvolvimento dos recursos humanos; a recolha e o tratamento de dados da informação dos clientes e o clima organizacional; a cultura de rigor e a motivação evidenciada pela equipa de direcção e todos os auditados; a gestão do SGQ e a sua integração nos processos de gestão global; a focalização e o nível alcançado da satisfação dos clientes.
Serviços
Serviço de leitura (adultos; infantil; publicações periódicas; história regional; reservados); serviço de referência; serviço audiovisual/multimédia; serviço TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação); empréstimo domiciliário; serviços on-line; extensão cultural (núcleo pedagógico e eventos); tratamento documental; serviços administrativos; serviço de apoio às bibliotecas escolares.
Dados estatísticos de 2005
nº de documentos – 92 876
nº de PC em livre acesso – 37
novos leitores – 1 837
nº de leitores – 19 469 (actualmente são 20.725)
taxa de crescimento de novos leitores – 10,05%
nº de empréstimos – 76 617
taxa de crescimento empréstimo – 9,33%
utilização de PC – 15 475 (de Julho a Dezembro)
média de utilização diária – 460 pax
actividades do núcleo pedagógico – 219 ( 9 174 crianças)
actividades para adultos – 81 e cinema todos os domingos
taxa de satisfação de utilizadores – 93,5%
Equipa
4 bibliotecários
1 especialista de informática
1 engenheiro mecatrónico
1 técnico superior de estudos europeus
2 técnico superior de relações públicas
1 técnico superior de animação sociocultural
1 técnico superior de administração pública
1 técnico de animação sociocultural
1 operador de sistemas
9 técnicos de biblioteca e documentação
1 assistente administrativo
1 auxiliar administrativo
1 auxiliar de serviços gerais
A a Biblioteca Municipal está instalada num edifício de raiz. Em 1988, a Biblioteca passou a integrar a Rede Nacional de Leitura Pública, fruto de um protocolo estabelecido entre a Câmara Municipal e o Instituto Português do Livro e das Bibliotecas.
Situada no centro da cidade, conta com uma área útil de 3500 m2.