A Praia da Torreira deve recuperar este ano a Bandeira Azul, um galardão ambiental, que perdeu em 2003, num processo em que a Câmara da Murtosa se considerou prejudicada pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), noticia o JN.
«”Como forma de protesto, a autarquia não candidatou a praia da Torreira em 2004 e 2005, mas este ano, o novo Executivo considerou que deveríamos regressar porque a presença da bandeira azul pode ser importante para captar turistas, nomeadamente estrangeiros, que se guiam por este tipo de indicadores ambientais”, explicou, ao JN, o vereador do Ambiente, Januário Cunha.
O autarca recorda que, em 2003, a ABAE devido a uma análise da água com resultado “razoável”, e não “bom” como exige a associação, retirou à Torreira a bandeira azul. “Nesse mesmo ano, Gaia teve análises idênticas, mas como a Câmara local alegou deverem-se às chuvas, a associação reviu a posição e entregou as bandeiras azuis a praias de Gaia. Uma dualidade de critérios que não aceitámos e, por isso, nos dois últimos anos não nos candidatámos”, lembra Januário Cunha.
O vereador revela que a ausência da bandeira azul não provocou um decréscimo de banhistas. “Todo este processo serviu para mostrar que a praia da Torreira é de confiança”.
As análises que são levadas em conta pela ABAE são efectuadas um ano antes da atribuição da bandeira. Daí que a Câmara da Murtosa já saiba que os resultados foram positivos. “A água, retirada para análises em Maio e Setembro de 2005, foi considerada ‘boa’, daí esperarmos este ano a atribuição da Bandeira Azul à praia da Torreira”, refere o autarca.»
A praia vai começar a ser limpa nos próximos dias, adianta o vereador, até porque o calor tem levado muita gente ao conhecido areal, servido de um ciclovia, com acessos para deficientes e parques de estacionamento.» (JN)