O Ministro da Ciência e Ensino Superior, Pedro Lynce, presidiu esta segunda-feira ao arranque das actividades lectivas das novas escolas de formação pós secundária em Oliveira de Azeméis, Ovar e S. João da Madeira.
“Um novo tipo de ensino superior”, segundo o Ministro que pretende com estes novos cursos, a “valorização dos recursos locais” e a “requalificação dos licenciados”.
Daqui por seis meses, o ministro pretende fazer uma primeira avaliação destas novas escolas do Norte do distrito de forma a decidir sobre a sua extensão a outros pontos do país.
Em Oliveira de Azeméis, no Edifício Rainha, 5º andar, em colaboração com a Escola Secundária Soares de Basto, passam a funcionar os Cursos de Especialização Tecnológica em Tecnologia Mecatrónica e em Ovar, na Escola Secundária José Macedo Fragateiro,
o Curso de Especialização Tecnológica em Desenvolvimento de Produtos Multimédia
Em S. João da Madeira, no Centro Tecnológico do Calçado, o Curso de Especialização Tecnológica em Instalação e Manutenção de Redes e Sistemas Informáticos.
As aulas do CET começam em Janeiro. São cursos de formação pós-secundária, profissionalizante de nível IV, com uma duração média de 1500 horas, que inclui estágio em empresas.
Numa fase seguinte arrancam os Cursos de Formação Especializada e Cursos de Actualização e Requalificação além do plano para instalação dos Cursos de Especialização Tecnológica noutros pontos do distrito
À espera do pólo universitário
Além do ensino pós-secundário, para formação de operários especializados é aguardada a instalação do pólo universitário no norte do distrito, cuja sede foi anunciada para Oliveira de Azeméis, para criação de quadros de empresas.
A Câmara oliveirense já adquiriu um terreno para receber a designada por Escola Superior Aveiro-Norte, tratando-se de uma área com 15 hectares, localizado na zona Norte da cidade.
Na abertura das actividades esta segunda-feira, o Ministro não se comprometeu para a instalação do ensino universitário a Norte.