O Porto Digital Europa inaugurou esta quarta-feira a nova sede em Aveiro, num prédio da Rua Manuel Firmino para «conectar o ecossistema de tecnologia e inovação brasileiro ao mercado europeu» visando «parcerias estratégicas e a «internacionalização de empresas brasileiras e atração de negócios» para «competirem e prosperarem no mercado europeu».
A operação brasileira pretende facilitar o «estabelecimento físico das empresas no continente europeu, com benefícios como acesso a informações exclusivas de editais de fomento, suporte contábil, fiscal e jurídico, além de consultorias e uma ampla rede de parceiros estratégicos».
É dirigido a empresas que «buscam uma transição gradual contam com o modelo virtual, que permite a integração ao ecossistema do Porto Digital Europa sem a necessidade de uma presença física imediata». Oferece serviços como «consultoria especializada, coworking e acesso a eventos e webinars e disponibiliza «coworkings modernos, equipados com tecnologia de ponta para reuniões e videoconferências, além de espaços de trabalho personalizáveis e áreas de convivência projetadas para fomentar o networking e a inovação».
Nas instalações encontram-se as primeiras dez empresas brasileiras que integram o programa de internacionalização do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE-PE) e que passarão a ocupar o novo prédio. A operação é apoiada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil)
O Porto Digital apresenta-se como «o maior parque urbano tecnológico do Brasil» e a inauguração consta do “Brazil Tech Days» inserido no programa da Aveiro Tech Week.