As tarifárias das administrações portuárias de Aveiro e Figueira da Foz não sofreram qualquer alteração para este ano enquanto nos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo de Sines e do Algarve e de Lisboa o aumento foi de 1,6%.
Quanto ao Regulamento de Tarifas para 2018 da Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, a respectiva actualização ficou, globalmente, abaixo do referido índice.
“Foram tidos em conta a conjuntura macroeconómica, a actividade do sector portuário, as especificidades de cada administração portuária, bem como o objectivo de progressiva harmonização entre o custo das diversas operações e os respectivos valores de facturação considerados no tarifário”, segundo comunicado da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT)
A Autoridade levou ainda em conta “os objectivos da promoção da competitividade dos portos nacionais, da melhoria do desempenho da estrutura portuária e do aumento da sua produtividade”.
A actualização ocorre no âmbito do Regulamento do Sistema Tarifário dos Portos do Continente e das “Orientações para a elaboração de propostas de revisão de regulamentos de tarifas das administrações portuárias para 2018” daquela Autoridade. Quanto ao Regulamento de Tarifas para 2018 da Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, a respectiva actualização ficou, globalmente, abaixo do referido índice.