Atingia as 7803 este domingo à noite as subscrições da petição pública contra a cobrança de portagens em três pórticos da A-25 entre Aveiro e Albergaria-a-Velha.
A petição dirige-se às «autoridades competentes, em conjunto com a Ascendi» para que «tomem as medidas necessárias para garantir a implementação da legislação, eliminando as portagens conforme estabelecido. A não implementação dessa medida reforça a sensação de impunidade e desrespeito pela lei, afetando a vida das populações e a economia local».
A 1 de janeiro, a A-25 passou a ser de livre circulação sem pagamento de portagens, à exceção de três pórticos: Esgueira – Aveiro Nascente: 0,30 euros; Estádio – Angeja: 0,45 euros e Angeja – Albergaria: 0,15 euros
«Embora a Ascendi justifique a cobrança com base na Concessão Costa de Prata, é importante destacar que a A25 é uma via contínua, e a distinção entre concessões não pode servir de justificativa para a manutenção das portagens, especialmente quando a lei estabelece a sua eliminação em toda a extensão da via», segundo a petição.