O movimento pelo sim à despenalização do aborto, apresentou-se esta quinta-feira em frente ao Tribunal de Aveiro. Com o lema «Em Movimento pelo Sim – Interrupção Voluntária da gravidez, a Mulher decide, a sociedade respeita o Estado garante», no quadro do referendo sobre a interrupção voluntária da gravidez, marcado para 11 de Fevereiro.
O movimento «Em Movimento pelo Sim!» apela ao voto a favor da «despenalização da Interrupção Voluntária da Gravidez, se realizada por opção da mulher, nas primeiras 10 semanas, em estabelecimento de saúde legalmente autorizado».
São mandatários do distrito deste movimento nacional, entre outros, Joaquim Almeida, da CGTP, Manuela Silva, do Movimento Democrático de Mulheres, Strech Monteiro, médico e vereador da Câmara da Feira, Sérgio Esperança, presidente do Sindicatos dos Médicos da Zona Centro e Fausto Neves, ex-mandatário de Jerónimo de Sousa à Presidência da República
O movimento tem José Saramago como primeira figura, entre outros, muitos ligados ao PCP, mas que se apresenta aberto a todas as tendências políticas.
Defende a alteração de «uma legislação que maltrata as mulheres que recorrem ao aborto, tratando-as como criminosas e pela aprovação de uma lei penal tolerante, que respeite a capacidade de decisão das mulheres e que se integre na defesa dos seus direitos sexuais e reprodutivos».