Ganhar o PSD não é uma auto-estrada como conquistar e manter a presidência da Câmara de Aveiro – perante uma oposição batível – como se está a ver no que se passou nas últimas horas, após a decisão de Ribau Esteves entrar na corrida à sucessão da liderança do PSD.
Depois de uma semana de declarações a vários meios a dizer quer estava «a ponderar» uma candidatura a presidente do PSD, Ribau Esteves está preparado para o Conselho Nacional deste sábado, onde deverá aprofundar o assunto. Mas, a eleição do novo presidente pode não ser para já, apesar de, há poucos dias, ser esperado que o Conselho Nacional aprovasse um calendário com datas para o congresso e eleições diretas do próximo líder. Mas, pode não ser assim.
Entretanto, há mais nomes. Além de Luís Montenegro, Miguel Pinto Luz ou Jorge Moreira da Silva e Paulo Rangel foi lançado o nome de Marques Mendes, pelo presidente da Câmara de Cascais.
O comentador de domingo à noite na SIC, que já foi presidente do PSD, durante a maioria absoluta de José Sócrates, já foi ministro dos Assuntos Parlamentares, secretário de Estado e deputado em quatro legislaturas, três das quais eleito pelo círculo de Aveiro. Foi ainda líder parlamentar da bancada social-democrata do PSD na Assembleia da República, tal como foi Luís Montenegro.