Domingo, 6 Outubro 2024
InícioAveiro- Obras e projectos

– Obras e projectos

O presidente do Conselho de Administração da Administração do Porto de Aveiro José Luís Cacho, prometeu uma gestão sem «esmorecimentos e interrupções», como dissse no discurso da abertura oficial, esta terça-feira, na Universidade de Aveiro, das comemorações do Bicentenário da Barra.

As obras estão dentro do prazos. Segundo José Luís Cacho, «do conjunto de 40 acções propugnadas no Plano Estratégico do Porto de Aveiro, todas elas se encontravam, em Dezembro de 2006, a ser executadas dentro do calendário previsto».

Pormenorizando, já se «encontra em obra a execução do Parque Logístico em área adjacente ao Terminal de Granéis Líquidos, está concluída a dragagem da Bacia de Manobras do Terminal de Granéis Sólidos do Porto de Aveiro à cota -12 (ZH) 2ª fase, uma empreitada, orçada em 14 milhões de euros, que vai permitir estabilizar à cota -12 toda a área de acesso marítimo aos terminais do sector norte do Porto de Aveiro.

O primeiro dia das comemorações, a conferência ibérica subordinada à «Qualidade Global dos Portos» abre um programa de um ano e meio, até Setembro de 2008, envolvendo os domínios da filatelia, teatro, cinema, cartografia, desporto, náutica, música, fotografia, pintura e saberes académicos

O Porto de Aveiro está em «ebulição, fervilhando de obras e projectos: as máquinas estão a trabalhar na plataforma multimodal de Cacia, a ligação ferroviária do Porto de Aveiro às Linhas do Norte e da Beira Alta chegaram a um ponto de não-retorno, com concursos em fase de adjudicação e outros prontos para serem lançados».

O presidente deu ainda destaque à consignação de investimentos privados na área portuária, no montante global de 100 milhões de euros, destacando os projectos logísticos e industriais do grupo Martifer, da BP Portugal e do grupo Tertir.

Notícias recentes