A Comissão Politica Concelhia do PS defendeu hoje a realização de uma auscultação aos aveirenses sobre o plano da Câmara governada pela maioria PSD-CDS e difundiu um texto no Facebook no qual refere que “o caso do Rossio exige o Referendo já! “. Justifica o referendo pelos “métodos e processos de decisão sem sufrágio”, acrescentando “tiques de culto da personalidade e instauração de uma espécie de Regime do “quero, posso e mando”.
Reagindo a notícias publicadas com base no comunicado difundido esta quinta-feira pela autarquia, na sequência dos resultados do Estudo Prévio do Projeto de Qualificação do Rossio, que viabiliza a construção de um parque de estacionamento no subsolo do jardim, o PS diz que “há desrespeito total pelos aveirenses. Pouco, ou nenhum, acolhimento da vontade e da voz dos cidadãos”.
O PS posiciona-se contra “decisões sem escrutínio democrático, transparência e coerência – mais carros, menos carros; menos verde, agora mais verde; concessões em serviços mínimos (transportes, recolha de resíduos,…); degradação de passeios, espaço público e vias de circulação, …, em nome da propalada necessidade “pagar a dívida” – que nunca mais é paga, … mas há sempre mais para a festa, inaugurações e megalomanias”.
Os socialistas referem-se a “notícias e os procedimentos vindos a público sobre projetos para requalificação de espaços e equipamentos públicos de Aveiro revelam a mais drástica falta de democraticidade e do mais elementar sentido de dever no poder local, do cumprimento da legitimação do exercício do mesmo (em nome das pessoas, por mandato que é confiado) em democracia”.