Terça-feira, 10 Dezembro 2024
InícioAveiroNOVO GOVERNO REABRE DISCUSSÃO DO POLITÉCNICO

NOVO GOVERNO REABRE DISCUSSÃO DO POLITÉCNICO

O Conselho Consultivo do Ensino Superior analisou esta terça-feira a criação da Escola Superior Politécnica Aveiro-Norte, da Universidade de Aveiro, numa reunião em que participou a Ministra da Ciência, Inovação e Ensino Superior, Maria da Graça Carvalho.

Na criação deste tipo de escolas de especialização tecnológica, será, no caso de Aveiro, vocacionada para cursos das áreas industriais e design de Aveiro.

Embora esta discussão se mantenha, este politécnico é dado como adquirido para Aveiro. Em Abril, o Conselho de Ministros aprovou a criação do pólo da Universidade de Aveiro no norte do distrito, a Escola Superior Aveiro-Norte. O Contrato Programa relativo ao desenvolvimento do Programa Aveiro Norte chegou a ser assinado, a 22 de Abril, em Aveiro, pelo então Primeiro-Ministro, Durão Barroso e na presença da Ministra Maria da Graça Carvalho.

Nesta altura, a escola parece dar sinais de que pode não estar segura. Segundo o Público, “apesar de todos os membros do conselho terem reconhecido o mérito da iniciativa, que procura contribuir para o desenvolvimento da região e do emprego, “as opiniões [quanto ao projecto] foram diversas”, pelo que este terá de ser discutido no grupo de trabalho que estuda a reorganização da rede de ensino superior”.

Mas, conforme o plano estabelecido, a nova escola superior ficará localizada em Oliveira de Azeméis e provisoriamente, no edifício Rainha, mudando, posteriormente, para a Quinta do Comandante, em Santiago de Riba-Ul.

Segundo o plano anunciado pelo anterior Governo, o pólo universitário entra em funcionamento a partir do próximo ano lectivo com um curso de logística e numa segunda fase juntam-se mais dois cursos.
Indústria, gestão e tecnologias de produção são as áreas que a escola pretende abranger, respondendo a necessidades locais das empresas.

Notícias recentes