A Semana da CPLP, organizada pela Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUAv), começa a 27 de Novembro e termina no dia 17 de Dezembro, na Universidade de Aveiro, assinalando o 10º aniversário da constituição da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.
Durante a «Semana da CPLP» é feito o lançamento da campanha de solidariedade «Uma palavra só – Solidariedade» para recolha de material escolar, didáctico e informático para os PALOP e Timor-Leste.
A organização preparou um «espaço de confraternização entre as diferentes comunidades portuguesas, facultando o conhecimento e a partilha de diferentes culturas», num programa em que participam Mário Soares, Gilberto Gil, Malangatana, Inocência da Mata, Luandino Vieira, Ildo Lobo, Florentino Gomes, Mayra Andrade, entre outros convidados.
É uma mostra de cultura lusófona através de exposições, gastronomia, contos, palestras e concertos para conhecer tradições, usos e costumes contribuindo para a promoção da língua portuguesa, falada por cerca de 200 milhões de pessoas.
Do programa faz também parte a entrega de sete títulos Sócio Honorários a personalidades de destaque de cada um dos representantes dos PALOP, Brasil e Portugal.

