O Ministro da Economia e Inovação, Manuel Pinho, continua a responder ao PSD, depois de domingo último, Marques Mendes ter relançado em Aveiro a oposição social-democrata com críticas aos resultados da governação na economia nacional e esta segunda-feira e quarta-feira levar a resposta do Governo.
Afinal são os dois cabeças das listas com que o PSD e o PS concorreram em Aveiro nas leguislativas.
A outra ponta do debate entre poder e oposição acontece em Lisboa, por causa da sucessão na Câmara de Carmona Rodrigues. O PS envolve o PSD nesta questão, ao defender, através da JS distrital e concelhia, que o presidente do PSD devia actuar, em circunstâncias idênticas, em Castelo de Paiva, com o presidente da Câmara, Paulo Teixeira Ramalheira, como o fez na capital
Marques Mendes assiste silencioso aos desafios que lhe são lançados.
No aniversário do PSD, comemorado no domingo em Aveiro, Marques Mendes acusou o Governo de não valorizar as Pequenas e Médias Empresas e ter mausi resultados nas exportações e até prometeu que criar um ministro para as PME.
Na segunda-feira, no dia da inauguração da Siemens Nokia Networks, respondeu com aumentos nas exportações e disse que as PME têm o apoio do Governo, ao contrário do que Marques Mendes tinha afirmado.
Esta quarta-feira, de visita à HFA, em Águeda e à Microfil, de Ovar e no aniversário da AEP, no Europarque, na Feira, disse, no dia do arranque do programa Excelência e Inovação, que começou em Aveiro, que o seu Governo pretende «dar mais prestígio às PME inovadoras».
«Iniciativa Excelência e Inovação»
A «Iniciativa Excelência e Inovação» é uma acção do Governo considerando que as PME «têm um papel muito importante na economia portuguesa, registando-se muitos casos de excelência e capacidade de inovação que são insuficientemente conhecidos do grande público».
A iniciativa responde à duas críticas de Marques Mendes, na atenção às PME e crescimento económico. «As PME, incluindo as dos sectores tradicionais, estão a ter um bom desempenho na luta pelo aumento das exportações», segundo o texto da iniciativa.
O Governo traçou um programa que integra «visitas bimensais a empresas de sucesso, entrega do diploma de excelência e inovação, publicação de uma entrevista do CEO das empresas distinguidas no novo site do MEI e uma ala anual «Excelência e Inovação».
O Governo quer dar «maior visibilidade e reconhecimento público a PME portuguesas caracterizadas por excelência e inovação que se estão a afirmar no mercado global, sensibilizar o público e os investidores relativamente a estas empresas, difundir instrumentos do Plano Tecnológico, tal como a Plataforma de inovação, promover as regiões do País onde estão instaladas PME de sucesso, as suas associações regionais e instituições de ensin, consolidar a ideia de que a excelência e a inovação encontram-se quer nas novas tecnologias, quer nos sectores tradicionais e enaltecer o espírito empresarial e a abertura à globalização».