InícioAveiroMata do Bussaco é uma das quatro "Florestas Terapêuticas" do mundo

Mata do Bussaco é uma das quatro “Florestas Terapêuticas” do mundo

Tem um «enorme potencial terapêutico, o próprio silêncio pode ser usado de forma terapêutica, podemos recuperar o sistema nervoso em minutos e proporcionar um verdadeiro detox digital», afirma Miguel Vasco, da Destinature – Agência para o Desenvolvimento do Turismo de Natureza, sobre a Mata do Bussaco, a primeira “Floresta Terapêutica” certificada da Península Ibérica e uma das quatro no mundo. A Mata Nacional recebeu esta distinção internacional, é válida até 17 de julho de 2031, e foi entregue por Stefanie Frech, coordenadora do Gabinete Internacional de Certificação de Florestas Terapêuticas.

Espera-se que reforce o posicionamento da Mealhada como destino de natureza, saúde e bem-estar, turismo de natureza e investigação científica e o presidente da Câmara, António Jorge Franco, quer a classificação da Mata como Património Mundial da UNESCO.

Para o presidente da Fundação Mata do Bussaco, Gonçalo Breda Marques, a certificação é «um momento histórico e o reconhecimento de uma realidade conhecida há séculos. Esta floresta faz bem às pessoas.

Ainda segundo Miguel Vasco, agora tem de ser desenvolvido um trabalho coletivo com profissionais de saúde e existir capacidade para criar programas regulares que juntem natureza, saúde, qualidade de vida e ciência».

Notícias recentes