O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa e o Ministro da Defesa Nacional, visitaram, em Ovar, a Base Aérea N.º 8 (BA8) da Força Aérea Portuguesa (FAP), para acompanhar os atuais investimentos em infraestruturas em curso, conhecer o helicóptero UH-60 Black Hawk e assistir a uma demonstração operacional desta aeronave de combate a incêndios florestais, que é operada pela Esquadra 551.
O Chefe de Estado que é o Comandante Supremo das Forças Armadas recebeu informações sobre esta unidade, missão, meios e projetos em curso. Está em curso a construção de um edifício para os militares que vão operar os Black Hawk “Esquadra 551 Panteras”, e obras num hangar.
Segundo a FAP «foram assinados contratos de aquisição de seis UH-60 Black Haw. Dois foram entregues em novembro de 2023, à Esquadra 551 – “Panteras”, sediada na Base de Ovar e os restantes quatro serão entregues até 2025.
Em setembro último, a FAP assinou contrato para a aquisição de mais três helicópteros bombardeiros médios Sikorsky UH-60 Black Hawk, aumentando a frota para nove. A entrega destes três helicópteros está prevista até 2026.
O helicóptero UH-60 Black Hawk faz o combate aéreo de incêndios rurais e transporta 12 bombeiros equipados e tem capacidade até 2.950 litros de água por largada. A autonomia de voo é de 2h30, com um raio de ação de 555 km e velocidade máxima de 314 km/h.
Exigindo «experiência extrema», a formação dura até 2026.